Violência faz ruas de Icaraí esvaziarem à noite - Guia de Niterói
Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Violência faz ruas de Icaraí esvaziarem à noite

Ruas desertas quando o sol se põe, comércio fechando mais cedo e prédios que até então resistiam à instalação de grades na fachada rendendo-se a mais essa ferramenta de proteção. Fatos do cotidiano na vida dos moradores de Icaraí, bairro localizado na área de abrangência da 77ª DP (Icaraí), que em agosto, registrou crescimento de 137% no número de roubos em relação ao mesmo mês em 2015: os casos saltaram de 69 para 164 este ano, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Em 2016, foram 158 registros em agosto. E os números crescem enquanto a população foca refém dentro de suas casas.

Os números são impulsionados pelos roubos de veículos, índice considerado o mais confiável para medir a violência devido à baixa subnotificação: foram dez ocorrências em agosto de 2015 contra 48 este ano. Os roubos a transeuntes na região tiveram queda em relação ao ano passado, caíram de cem para 62 casos no mês avaliado.

Os comerciantes sentem no faturamento o medo que a população vive. Uma proprietária de um salão de beleza na Rua Moreira César há mais de 30 anos, conta que a violência tem impedido clientes de marcarem horários depois das 19h. “Esse horário era muito cobiçado pelas clientes, que vinham sempre depois do trabalho, mas agora elas estão com medo e preferem o sábado durante o dia. Antes, costumava ficar com as portas abertas até umas 22h, agora, às 18h30m já baixamos as portas.”

A insegurança na orla mudou os hábitos de moradores e tem interferido até na configuração dos imóveis da orla. Prédios que sempre tiveram as portarias ligadas diretamente à calçada começam a ganhar grades.

A Polícia Militar diz estar atenta ao aumento da violência na região da 77ª (DP). O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Márcio Rocha, anunciou que executará um plano de contingenciamento para a área, nos próximos meses, com foco no combate ao roubo de veículos. “Aquela região é toda monitorada por câmeras. Nós temos carência de recursos, mas a central de monitoramento do gabinete de crise e grandes eventos do nosso batalhão, que começou a funcionar este ano, tem nos ajudado muito. A população pode ter certeza que, mesmo ela não vendo a polícia no local, nós estamos vendo tudo o que está acontecendo. Neste último trimestre, vamos implantar um plano integrado com a Guarda Municipal para combater os roubos. O objetivo é que a Guarda Municipal atue nas áreas críticas das ocorrências de roubos a transeuntes para focarmos mais no combate ao roubo de veículos.” afirma Rocha.

O aumento dos índices de criminalidade também está mobilizando a Polícia Civil. Robson da Costa, titular da delegacia de Icaraí, diz que, baseado nos dados do ISP, intensificou as investigações dos casos na região. “Estamos analisando imagens colhidas de locais de crimes e mapeando as regiões com o objetivo de identificar e prender os autores desses delitos e levá-los à Justiça. Ressalto que estamos trabalhando em conjunto com a PM e demais forças locais de segurança para alcançar nosso objetivo de modo a dar mais segurança e tranquilidade aos cidadãos” diz o delegado.

 

Fonte: O Globo

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>