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Uma fração da OSN UFF faz no dia 1º, uma das principais atividades de lazer nas sociedades europeias: uma ‘sinfonia de câmara’

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Hausmusik se refere ao repertório musical para ser tocado e ouvido no círculo familiar e de amigos

Hausmusik é o termo original alemão para uma prática social e um repertório musical para ser tocado e ouvido em casa, no círculo familiar ou entre amigos. Foi esta uma das principais atividades de lazer das sociedades europeias, especialmente nos países de língua germânica, antes do surgimento dos meios de comunicação de massa. Os membros da família e amigos, cada um ao seu instrumento, reuniam-se em casa para sua diversão tocando juntos nos momentos de lazer. A Serenata Op. 7 para sopros de Richard Strauss é justamente uma obra composta neste contexto social, como também o famoso Idílio de Siegfried, escrito por Wagner como um presente à esposa Cosima após o nascimento de seu filho Siegfried.

Nos países de inverno, com culturas musicais muito ligadas ao piano, esta atividade acabou ocorrendo muito em ambientes residenciais fechados, salas que nas línguas europeias eram denominadas como CameraKammer ou Chambre,  explica o regente Tobias Volkmann. “Seria, de certa maneira, a mesma motivação social que levou em nosso clima tropical ao surgimento das rodas de choro e de samba”. Esta é a origem da Música de Câmara, hoje entendida mais como uma denominação de repertório ligado a formações pequenas e a uma prática de performance do que uma prática sociocultural propriamente dita.

No repertório, belos trechos da ‘sinfonia de câmara’, com Bach, Strauss e Shoenberg

  O programa apresentado no primeiro concerto da série OSN Música de Câmara tem como obra central a Kammersymphonie Op. 9 de Arnold Schoenberg. Em termos etimológicos, a ‘Sinfonia de câmara’ já apresenta em seu nome, além do que poderia ser visto como uma certa característica contraditória, um enorme poder de síntese. É esta síntese que norteia a concepção do programa, uma síntese daquelas que poderiam ser vistas como os principais elementos construtores de uma das maiores tradições musicais do Ocidente: Hausmusik, técnica contrapontística e sinfonismo germânicos.

A tradição de escrita contrapontística germânica tem seu maior referencial em Johann Sebastian Bach, cuja obra influenciou todos os grandes compositores germânicos desde então, a ponto de receber inúmeras versões como a transcrição de Anton Webern para fuga a seis vozes no 2 da Oferenda Musical que será ouvida neste programa. Esta tradição, principalmente através de Beethoven e Brahms, é um elemento fundamental na estruturação do assim chamado sinfonismo germânico, um conjunto de práticas estéticas e formais de composição que se tornou o idioma comum dos compositores dedicados à escrita do repertório sinfônico. Mozart, Haydn, Schubert, Mendelssohn, Schumann, Dvórak, Strauss, Bruckner, Mahler e tantos outros, cada qual à sua maneira e com suas características pessoais contribuíram para solidificar esta tradição.

Na Sinfonia de Câmara Op. 9, Schoenberg leva aos limites este estilo contrapontístico para expandir a tonalidade até a perda do referencial tonal – nesta obra ainda se tem o Tonalismo Livre, que mais tarde vai se desenvolver para um Atonalismo, o qual enfim chegará ao desenvolvimento da técnica serialista do Dodecafonismo. Em termos formais, Schoenberg condensa em uma obra de movimento único e de maneira ambígua todas as tradições formais de construção de uma sinfonia. Através da estrutura de alternância de movimentos lentos e rápidos em uma única peça ele chega à organização híbrida de exposição/scherzo/desenvolvimento/movimento lento/re-exposição(finale).

Através de uma capacidade de síntese incrível, Schoenberg estabeleceu a unificação de elementos aparentemente contraditórios em uma obra única, o paradigma do gênero que influenciou tantos compositores no século XX.

Repertório

RICHARD STRAUSS (1864-1949)
Serenata Op. 7 para sopros

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)/ ANTON WEBERN (1883-1945)
Fuga ricercata nº 2, da Oferenda Musical BWV 1079, na orquestração de Anton Webern

ARNOLD SCHOENBERG (1874-1951)
Kammersymphonie Op. 9

Serviço:
01/07 – OSN UFF: Série OSN Música de Câmara
01 de julho, domingo, 10h30min
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói – RJ
Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia)
Classificação: Livre
Informações: 3674-7511 | 3674-7512

Regência: Tobias Volkmann


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