Tirolesa com 40 metros de altura é montada em Itacoatiara - Guia de Niterói
Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Tirolesa com 40 metros de altura é montada em Itacoatiara

Voar sobre o mar de uma das mais belas praias de Niterói deixou de ser privilégio de aviões, drones e helicópteros. Aberta ao público há menos de um ano em Itacoatiara, uma tirolesa a 40 metros de altura oferece aos visitantes uma vista panorâmica da Enseada do Bananal. O equipamento é o primeiro do tipo em Niterói.

O equipamento, que é móvel, foi implantado por uma equipe que já promovia cursos de escalada e rapel na região. Diferentemente das tirolesas fixas, na maioria das vezes feitas com cabos de aço, essa é montada com cordas, com capacidade para aguentar até 2.500 quilos. Para garantir a segurança dos praticantes, no ponto mais alto ela é fixada em dois grampos de aço fincados na pedra; e no ponto de descida, em quatro grampos.

— A segurança no equipamento e a experiência da equipe são fundamentais. Confiamos nossas vidas uns aos outros e só trabalhamos com instrutores que têm conhecimento profundo, que envolve treinamentos como de resgate e primeiros socorros — explica Maurício Mota.

Alpinista desde criança, filho de escaladores, ele já rodou o mundo, conquistando pontos de escalada. E comprovando que o alpinismo está mesmo no DNA, Guilherme Mota, filho de Maurício, promove cursos de rapel e escalada, além de coordenar os eventos para a tirolesa no Bananal.

— Tivemos a ideia de colocar a tirolesa no Bananal no ano passado. Sempre fazíamos rapel e víamos uns ganchos fincados em pedras baixas. Um dia resolvemos perguntar à administração do parque e explicaram que tinha sido colocado há dez anos para o encerramento de um curso dos bombeiros. Pedimos autorização para a manutenção desse grampo, montamos algumas vezes, mas a autorização definitiva só veio em junho — conta Guilherme.

Atualmente, o equipamento é liberado uma vez por mês para utilização por parte dos interessados, que podem tomar conhecimento das datas por meio da página “Rapel e Tirolesa em Itacoatiara” do Facebook.

Até o verão, a meta é disponibilizar a atração com uma frequência maior, de 15 em 15 dias. Com o sucesso da iniciativa, o grupo já pensa em instalar tirolesas em outros pontos da cidade, como as praias de Itaipu e Boa Viagem

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>