Categorias

CARNAVAL 2018 Rio Pandeiro homenageia o Bumba-meu-boi em seu terceiro carnaval em Niterói

SERVIÇO:
BLOCO RIO PANDEIRO CARNAVAL 2018

03/02 (sábado) – 15h às 19h
Praça São Salvador – Laranjeiras – Rio de Janeiro
10/02 – (Sábado) – 15h às 18h
Campo de São Bento (Pista de Patinação) – Icaraí – Niterói
Informações: facebook.com/riopandeiro
Evento gratuito

No sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, das 15h às 18h, o Bloco Rio Pandeiro se apresenta no Campo de São Bento com um repertório variado, recheado de ritmos regionais: tem maracatu, ciranda, congada, xote, baião, forró, côco, capoeira, maxixe, jongo, carimbó, folia de reis, boi, partido alto e samba de roda!

A cada ano o Bloco escolhe um tema diferente. Em 2018, o Rio Pandeiro homenageia o Bumba-meu-boi, folguedo popular tão conhecido e realizado em muitas cidades do país.

O Rio Pandeiro se apresentou pela primeira vez no carnaval de Niterói em 2016 e levou muita alegria aos foliões em um ambiente familiar, fazendo um resgate dos antigos carnavais de rua. Em 2017, o público aumentou ainda mais e o bloco se consolidou no carnaval de Niterói como destaque na programação da folia na cidade.

O grupo é composto por 200 alunos que participam durante o ano inteiro das oficinas de percussão. Além do pandeiro, os alunos também tocam diversos instrumentos como tamborim, caixa, surdo, chocalho, agogô, alfaia, marabaixo, maracas, mineiro e xequerê.

Em 2009, o Rio Pandeiro foi criado pelo percussionista niteroiense Tadeu Campany, que trouxe as oficinas para Niterói há três anos. Ao todo, o bloco conta com oito turmas, sendo quatro turmas em Laranjeiras, três turmas em Niterói e uma na Tijuca.

Para quem pretende batucar o ano inteiro, e já quer começar a se preparar para tocar no carnaval 2019, fica a dica: no dia 28 de maio serão abertas novas vagas para a turma de iniciantes em Niterói. As aulas serão às segundas-feiras, das 20h às 21h30, na área esportiva do Colégio São Vicente de Paulo, na Rua Miguel de Frias.

 

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>