Categorias

SHOWS Quatro atrações encerram o Festival Tudo Blues no Teatro da UFF

Abrindo a segunda semana, no dia 24, a atração é a EL84 Rock’n’Blues Band. Composta por músicos com mais de 30 anos de experiência na estrada do rock e do blues, e alguns com trabalhos realizados no exterior, a EL84 é uma banda que foi fundada em 2015, mas que raramente se apresenta para o público. Como cada integrante tem outros trabalhos ligados à música,  fica difícil que a banda faça shows regularmente. A EL84 traz, no repertório, clássicos do blues e do rock, que vão dos anos 40 até final dos anos 70, com músicas de Sony Boy Williamson, B.B. King, John Mayall, Jimmy Hendrix e Albert King. A EL84 Rock’n’Blues Band é formada por Zé Maurício (guitarra), Mauro Pavanelli (guitarra e voz), Leo (bateria), Carlito (piano e teclado) e Ednei Freitas (baixo).

No sexto dia do Tudo Blues, dia 25, é a vez do guitarrista Ticão Freitas, que  traz, no seu show, um pouco de jazz, blues, soul e algumas pitadas de bossa funkeada. Essa mistura de ritmos veio apor meio dos trabalhos que Ticão Freitas realizou ao lado de grandes artistas da MPB e da música instrumental como Arthur Maia, Leo Gandelman, Ivan Lins, Sandra de Sá, Mart’nália, Claudio Zoli, Vanessa da Matta e outros. Sua apresentação é um mix instrumental com composições autorais e algumas releituras de grandes artistas que o influenciaram em sua trajetória musical. Ticão Freitas vai ser acompanhado pelos músicos Marcelo Linhares no baixo, Felipe Martins na bateria e Luiz Otávio no teclado e piano, além de contar com as participações especiais do baixista Arthur Maia, do saxofonista Marcelo Martins e da cantora Lêssa Haggai.

O festival Tudo Blues apresenta, no dia 26, a banda Blues Etílicos, que vai mostrar o seu mais novo trabalho, EP digital 3000. O grupo, que já lançou 12 álbuns e um DVD em mais de 30 anos de carreira, é formada por Greg Wilson nos vocais e guitarra, Flávio Guimarães na gaita e vocais, Otávio Rocha na guitarra, Claudio Bedran no baixo e o novo componente da banda, Beto Werther na bateria.  O quinteto, que funde a densidade do blues com a pegada do rock e o balanço da música brasileira, tocará as inéditas ‘3000’, de Pedro Luis / Flávio Guimarães / Sérgio Paes, ‘O que eu não sei’, de Jim Liban / Mauro Sta Cecília, e os clássicos como ‘O Sol Também Me Levanta’, ‘Dente de Ouro’ e ‘Misty Mountain’, num show inédito.

Encerrando o Tudo Blues no dia 27, o palco do Teatro da UFF recebe a banda The Al Pratt Blues Session, comandada pelo músico americano Al Pratt, que nasceu e cresceu numa região bem do interior dos EUA nos anos 50-60, onde seu primeiro contato com o blues foi pelo country blues de Johnny Cash e Jerry Lee Lewis. As rádios locais não tocavam música negra e, mesmo que a televisão mostrasse American Bandstand (um programa que incluía The Coasters, Chubby Checker, e outros artistas negros), o blues ficava fora do cardápio, porque não era considerado decente  para os jovens do interior. Anos depois, Al Pratt mudou-se para uma cidade grande e lá, sim, ouviu B.B. King, Howlin’ Wolf, Willie Dixon, Gene Phillips, John Lee Hooker e Leadbelly e outros artistas que não pode conhecer na sua cidade natal. Essa mistura de blues com folk sempre o fascinou e seu trabalho tem um pouco disso.

The Al Pratt Blues Session traz algumas releituras de músicas clássicas, demostrando as raízes e as influências do blues no nascimento do gênero folk-blues e rhythm & blues,  que passa depois  pelo blues britânico e southern rock e, finalmente, no blues autoral. A formação da banda é: Al Pratt (piano e Hammond organ, violão de 6 e 12 cordas), Eric Pratt (guitarra), Alex Tavares (baixo e vocal), Andre Carvalho (bateria) e convidados especiais.

Serviço:

Tudo Blues Festival
17 a 27 de maio de 2018, quinta a domingo, sempre às 20h

24/5- El84 Rock’n’ Blues Band

25/5- Ticão Freitas

26/5- Blues Etílicos

27/5- The Al Pratt Blues Session

Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ
344 lugares
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos e servidores da UFF)
Duração – 80 min
Indicação etária – Livre

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>