Prefeitura promete concluir 95% da Transoceânica até dezembro - Guia de Niterói
Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Prefeitura promete concluir 95% da Transoceânica até dezembro

Ao que tudo indica, o caos no trânsito da Região Oceânica tem data para terminar: na primeira quinzena de dezembro. Nessa semana, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que até lá, estarão concluídas 95% das obras da Transoceânica e o cinturão de galerias de macrodrenagem na Avenida Almirante Tamandaré. Não há prazo definido, entretanto, para o início da operação dos ônibus BHS, com portas também do lado esquerdo, para as estações, no corredor de BRT será somente em 2018.

Atualmente há trechos em obras desde o Itaipu Multicenter até a Avenida Central. A prefeitura informou que, em dezembro, só vão restar 500 metros de intervenções nas pistas. Neves disse ter solicitado conclusão de urgência na obra, que tem 9.5 quilômetros de extensão. E que os trabalhos estão sendo feitos também aos sábados, em três turnos. Na primeira semana de dezembro só ficarão faltando 500 metros, do lado esquerdo de quem vai para Itaipu. “Vamos concluir até a primeira quinzena 9 quilômetros da Transoceânica, reduzindo os transtornos que uma obra dessa dimensão traz”, assegura Rodrigo Neves.

Um dos grupos mais afetados pelos transtornos são os comerciantes. Além dos desvios prejudicarem os acessos aos estabelecimentos, houve também redução das vagas de estacionamento em trechos já concluídos. Sobre as vagas de estacionamento, o prefeito diz que serão compensadas com maior movimentação de pedestres ao fim da obra.

O prazo para término do projeto está mantido para março. Isso inclui todo o sistema de ciclovias, pistas de tráfego, sinalização e demais obras de infraestrutura que acompanham o projeto. Não entram nas contas da prefeitura, entretanto, as 11 estações ao longo da Transoceânica. Orçada em R$ 36,7 milhões, a concorrência para a construção das estações estava prevista para 5 de setembro, mas foi adiada porque o edital não foi liberado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Somados os aditivos, o custo total da obra supera R$ 421 milhões.

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>