O monólogo “O incansável Dom Quixote” em curta temporada no Teatro da UFF, em abril. - Guia de Niterói
Categorias

TEATRO O monólogo “O incansável Dom Quixote” em curta temporada no Teatro da UFF, em abril.

Tendo participado, em apenas um dia do mês de agosto de 2017, do festival de monólogos SOLOS EM CENA, produzido pelo Centro de Artes UFF, o espetáculo O Incansável Dom Quixote, com Maksin Oliveira, retorna em abril ao Teatro da UFF, para uma curta temporada entre os dias 06 e 08, sexta a domingo, sempre às 20h.

O espetáculo, com 60 minutos de duração, reúne de forma lúdica várias histórias fantásticas sobre o famoso cavaleiro Dom Quixote, que sai de casa com o desenfreado desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, sua incrível jornada é recheada de humor, lirismo e provas de obstinação. Neste premiado solo narrativo, o ator tem que permanecer num constante estado de atenção e presença para criar uma relação de troca com os espectadores. Cenicamente, tudo se resume a uma mala, um ator, a plateia e o jogo.

A adaptação do romance de Cervantes para o palco se dá a partir da performance de um único ator em cena que exerce a função de narrador, assumindo as identidade de múltiplos personagens. Ora ele é o próprio Dom Quixote, ora é Sancho Pança ou Dulcinéa ou o cavalo Rocinante. Para Maksin Oliveira, idealizador do espetáculo, o que se propõe é “um teatro onde o ator se coloque no risco de criar o espetáculo com seu corpo e pouquíssimos elementos essenciais”.

Ainda segundo Maksin Oliveira, o espetáculo leva à cena “uma abordagem contemporânea, porém estabelecendo diversas relações com o período medieval e barroco. Dom Quixote e Sancho Pança são apresentados como duplos que se relacionam, se problematizam, se modificam”. E acrescenta, afirmando: “Desejamos que o riso – presente em todo o espetáculo – traga junto reflexão filosófica”. A dramaturgia tecida por Maksin Oliveira possui influências diretas de Miguel de Cervantes, mas também tem pitadas de Mario Vargas Llosa, Fernando Sabino, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

Texto e atuação: Maksin Oliveira
Direção: Reinaldo Dutra
Figurino: Leonam Thurler
Iluminação: Pedro Struchiner
Produção e Cenografia: Magnífica Trupe de Variedades

Serviço:

De 06 a 08 de abril de 2018, sexta a domingo, às 20h
O Incansável Dom Quixote
com Maksim Oliveira
Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ
344 lugares
Ingressos: R$40,00 (inteira); R$20,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos e servidores da UFF)
Duração – 60 min
Classificação indicativa: 12 anos

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>