Niterói receberá mais de 260 agentes de segurança - Guia de Niterói
Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Niterói receberá mais de 260 agentes de segurança

Nas próximas semanas, Niterói deverá receber mais de 260 agentes para melhoria na segurança do município através do programa Niterói Mais Segura, um convênio entre a prefeitura da cidade e o Governo do Rio de Janeiro.

O coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e responsável pelo programa, anunciou durante o encontro do Conselho de Segurança Pública de Niterói, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, na manhã do último dia 28,que o convênio será assinado nos próximos dias. Já a Prefeitura de Niterói informou que a data será confirmada tão logo se encerrem os trâmites legais. Ainda segundo o coronel Paulo Henrique, o objetivo é que o programa entre em operação em novembro. O comandante do 12° BPM, coronel Márcio Oliveira Rocha, também informou que, para o próximo trimestre, o combate ao roubo de veículo será intensificado.

Semelhante ao modelo de policiamento do Rio de Janeiro, o Operação Segurança Presente, implantada em algumas áreas como Lapa, Lagoa Rodrigo de Freitas e Centro, chega ao município com 260 homens, entre agentes da polícia militar e ex-soldados do Exército. No primeiro momento, esses agentes serão distribuídos pelo Centro, Alameda São Boaventura, Icaraí, Jardim Icaraí e Ingá.

Segundo o coronel Paulo Henrique, essa ação demanda um planejamento em relação ao efetivo dos agentes para que outros bairros não sejam prejudicados. “Vamos crescer o número de homens na cidade para combater os crimes de rua e permitir que a PM fique mais livre para outras ocorrências. Temos um limite de recursos para o programa, não conseguimos cobrir a cidade toda neste início, mas acreditamos que já melhorará essas questões. Nosso desejo é que a operação comece em novembro”.

De acordo com a prefeitura, o Executivo irá custear integralmente os cerca de R$ 27 milhões a serem investidos no programa. Os agentes participantes atuarão em trio, podendo realizar o patrulhamento a pé, de motocicleta ou bicicleta. São dois policiais militares e um ex-agente do Exército. Ainda de acordo com a gestão municipal, cada agente terá uma função específica dentro da abordagem, obedecendo ao protocolo de segurança estabelecido pelas regras do contrato. Os locais de ação serão decididos conforme necessidade diária.

Durante o encontro, o comandante do 12º BPM, coronel Márcio Oliveira Rocha, divulgou a programação deste trimestre, outubro, novembro e dezembro. A intenção é reforçar o combate ao roubo de veículos, que, segundo dados do batalhão, comparando setembro de 2016 e deste ano, aumentou 84,8%. Roubo de rua, que compreende roubo a transeunte e dentro de coletivos, diminuiu 3,9%, enquanto letalidade violenta, que abrange homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e homicídios decorrentes de intervenção policial, caiu 12,5%.

 

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>