Niterói realiza campanha "Outubro Rosa" contra o Câncer de Mama - Guia de Niterói
Categorias

Niterói realiza campanha “Outubro Rosa” contra o Câncer de Mama

outubro-rosa-2012-testei-e-voce-1Assim como em 2012, Niterói ficará literalmente rosa. Durante todo o mês de outubro, a cidade adotará a campanha internacional “Outubro Rosa”,  de conscientização sobre a importância da prevenção e cuidados com o câncer de mama. A partir desse sábado, 28,  haverá diversas atividade e ações informativas sobre o tema.

A iniciativa de realizar o evento em Niterói é da rede de academias Tio Sam Gym Center. Durante todo o mês, em vários locais da cidade, haverá palestras e distribuição de panfletos para que as mulheres sejam informadas e alertadas de que prevenir o câncer de mama é o melhor remédio. Além da programação, diversos pontos importantes da cidade como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Câmara Municipal, o Quality Hotel e as academias Tio Sam estarão iluminados de rosa em apoio à campanha.

Responsável direta pela campanha na cidade a empresária Silvia Calil, diretora da academia Tio Sam, acredita que ainda falta muita informação sobre o tema, e, que através do Outubro Rosa, a população, principalmente as mulheres, terão mais oportunidades de aprofundarem na questão. DSCN0701

“Nosso objetivo é conscientizar e informar sobre o câncer, pois o conhecimento pode salvar vidas”, afirmou a empresário, que viveu na pele os transtornos da doença e mais uma vez está em tratamento devido a uma metastase originada do câncer de mama.

Cronograma – Para celebrar o início do evento, nesse sábado, dia 28, será realizada uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama pela ONG ADAMA (Associação Amigos da Mama). O encerramento da campanha acontece dia 26 de outubro com uma caminhada rosa na praia de Icaraí às 10h. No dia 31 de outubro a academia Tio Sam e o hotel Quality Niterói realizam a última palestra sobre o tema.

Confira a programação completa:

 28/09 –  BOM DIA SAÚDE ROSA

– Palestra: Importância da prevenção do câncer de Mama
– Show de dança do ventre: A dança que cura do espaço de nastenka

04/10 –  O MAC SERÁ ILUMINADO DE ROSA ÀS 18:30H

05/10 – ABRAÇO ROSA EM TORNO DO LAGO DO CAMPO DE SÃO BENTO
(junto com ONG Niterói + humana, ADAMA e fundação laço rosa)

14/10  – III TARDE ROSA CARMEM NAZAR  (Venda do calendário das mulheres vitoriosas da ADAMA)

17/18/19 – PANFLETAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE ROSAS NO SHOPPING ICARAÍ (Em frente a Loja Thernua – junto com ADAMA)

22/10 – PANFLETAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE ROSAS ACADEMIA TIO SAM CAMBOINHAS (junto com ADAMA)

23/10 – PANFLETAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE ROSAS ACADEMIA TIO SAM ICARAÍ E BARRETO (junto com ADAMA)

25/10 – PANFLETAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE ROSAS NO SHOPPING ITAIPU MULTICENTER – (junto com ADAMA)

26/10 – CAMINHADA ROSA NA PRAIA DE ICARAÍ ÀS 10H (junto com ONG Niterói + humana, ADAMA e Fundação Laço Rosa)

31/10 –  PALESTRA: Importância da prevenção do câncer de Mama no QUALITY HOTEL NITERÓI E ACADEMIA TIO SAM – 15H

Sobre o Outubro Rosa – Em 1990, aconteceu a primeira Corrida pela Cura, em Nova York e a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu, aos participantes, laços cor-de-rosa. Inicialmente os laços rosa passaram a enfeitar as cidades; depois monumentos e prédios públicos passaram a receber iluminação cor-de-rosa, uma forma bonita para que o Outubro Rosa ficasse bem visível para a população. A iniciativa se espalhou pelo mundo com ações direcionadas a prevenção pelo diagnóstico precoce e a iluminação rosa tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo. image_large

No Brasil, o primeiro monumento a ser iluminado foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002. Em 2008 o Outubro Rosa desembarca definitivamente no país por iniciativa de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Na ocasião monumentos históricos como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, foram iluminados de rosa.

Comments ( 6 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>