Niterói cumpre metas para tornar ambiente empresarial mais atrativo - Guia de Niterói
Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Niterói cumpre metas para tornar ambiente empresarial mais atrativo

A cidade de Niterói foi a primeira a atingir a Meta Mobilizadora de Políticas de Desenvolvimento Implantadas no estado. Criada em 2016, os objetivos da iniciativa englobam um conjunto de ações estratégicas que visam facilitar e desburocratizar os trâmites para empreendedores, como capacitação de atores de desenvolvimento, compras públicas, rede simples e sala do empreendedor. Ao longo do ano, a cidade simplificou procedimentos para abertura de empresas, por meio da Sala do Empreendedor, e passou a emitir licenciamento de alvará online.

A cidade, por participar do Programa Cidades Empreendedoras, também capacitou secretários, gestores públicos e agentes de desenvolvimento, além de realizar ao menos quatro compras de pequenos empresários no ano corrente. A conquista foi fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae/RJ, por meio de seu escritório regional Leste Fluminense.

Programa Cidades Empreendedoras

O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro que vai engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões.  O Comitê Gestor, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.

Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, os municípios serão classificados por desempenho. Todos os resultados, assim como informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em publicação futura, aberta ao público para consulta.

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>