Categorias

SHOWS ‘Música Livre’ traz ao Teatro da UFF as bandas Baleia e Drápula, no dia 20 de setembro, às 20h

O ‘Música Livre’ do mês de setembro traz ao palco do Teatro da UFF, dia 20, às 20h, repertórios que incluem música brasileira, rock e pop, com duas bandas da atualidade: Baleia e Drápula. A estética visual e sonora da banda Drápula, niteroiense, resgata elementos da cultura pop e da música dos anos 80, sobretudo brasileira. Já o repertório da banda Baleia traz estéticas que entrelaça rock, pop e a música brasileira à influências orquestrais.

Drápula

O quarteto de Niterói Drápula formado pelos músicos Pinx, Tang, Donuts e Buggy, resgata as estéticas brasileiras, visual e sonora, dos anos 80, conectando o aspecto retrô com as tendências atuais da música independente. As músicas exploram o universo do lo-fi DIY, produções com baixo orçamento e tecnologia no estilo faça-você-mesmo. Suas influências vão de Lulu Santos, Mutantes à Ariel Pink e Growlers.

Formada na fila de uma boate indie rock no Rio de Janeiro, suas letras têm como característica impressões, às vezes ácidas, sobre o que é ser jovem hoje. Ao longo de 2017 e 2018 a banda lançou uma trilogia de EPs, “Vol. 1, 2 e 3”, de forma totalmente independente. Também lançou em maio de 2018 seu primeiro videoclipe que recebeu o selo favorito do blog Hits Perdidos e do programa de televisão Udigrudi, quando exibido na Play TV. Ainda este ano está previsto o lançamento de mais dois clipes e a contínua série de shows de divulgação da trilogia de EPs de estreia.

Baleia

Baleia é composta por Sofia Vaz (Voz, teclados e guitarra), Gabriel Vaz (Voz, bateria e guitarra), Felipe Pacheco Ventura (Guitarra e violino) e Cairê Rego (Baixo). Com um dos shows mais potentes da atualidade, Baleia sobe ao palco do Teatro da UFF para o pré-lançamento do seu novo álbum Coração Fantasma.

Após dois anos do lançamento do seu segundo disco, Atlas (2016), Baleia prepara o seu próximo projeto, que chega em setembro de 2018. Agora, a banda traz a ideia de um “disco vivo” que possa refletir as alterações que a passagem do tempo e as interferências externas podem ter na criação das músicas. O estímulo do grupo pra uma nova forma de concepção de disco surge ao perceber a oportunidade de reestruturar o conceito de um álbum previamente criado e cristalizado (em um curto intervalo de uma gravação) em um processo mais fluido e contínuo.

Ainda cercado de mistério, o novo disco do grupo propõe uma obra aberta e sempre em evolução que será lançada em 4 capítulos. Em seu novo show, Baleia irá transformar o palco em um laboratório de criação: além das novas músicas do primeiro capítulo de Coração Fantasma (que será lançado em setembro) e canções de seus últimos dois discos, a banda também irá apresentar músicas inéditas ainda não gravadas – que só poderão ser conhecidas ao vivo pelo público presente. Essas faixas inéditas e ainda em processo de criação estarão registradas nos capítulos futuros de Coração Fantasma, fazendo do show uma experiência de troca com público ainda mais intensa e direta.

Com um repertório que também conta com suas famosas versões de artistas como Rodrigo Amarante, Dorival Caymmi e Radiohead, a banda entrelaça rock, pop e a música brasileira à influências orquestrais, numa mistura estimulante, criando uma experiência única. Em novo formato e em nova empreitada, Baleia aterrissa com o show catártico, emocionante e inspirador que lhes rendeu convites para importantes festivais como o Lollapalooza.

Serviço:
Música Livre – Baleia e Drápula
Data:20 de setembro de 2018 (quinta-feira)
Horário:  20h
Local: Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói
344 lugares
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)
Classificação etária: 16 anos

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>