Categorias

FESTAS E SHOWS Música Antiga da UFF lembra Natal como festa popular na Idade Média

17 de dezembro de 2017
Domingo – 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 14 | R$ 7 (meia)
Classificação etária: Livre

Música Antiga da UFF lembra Natal como festa popular na Idade Média, entre cristãos e não cristãos

O Natal, durante a Idade Média, tornou-se uma festa tão popular, que passou a ser celebrada mesmo pelos não cristãos. Ao longo dos séculos é possível constatar um grande intercâmbio entre o sagrado e o profano, com o teatro, a dança e a música de origem secular passando a fazer parte das comemorações natalinas.
As peregrinações tornaram-se cotidianas na vida das pessoas que buscavam o divino e alguns objetos se transformavam em relíquias sagradas. As Cantigas de Santa Maria, escritas pelo rei Afonso X, descrevem diversos milagres que ocorreram nas rotas de peregrinação e nos monastérios medievais. O Livro Vermelho de Montserrat nos chega como um importante manuscrito, com músicas e danças executadas por romeiros e transformadas pelos monges em canções religiosas, onde a figura da Virgem Maria ganha grande destaque como intercessora entre Deus e os homens.
São Francisco, no século XIII, já usava a música profana no ofício formal e o fazia de maneira singela, resultando em uma síntese do sentimento religioso e da emoção lírica. O Santo não abandonou suas raízes trovadorescas e tornou-se o jogral de Deus, pregando a beleza do mundo e servindo à “Dona Pobreza”. Começou com ele e seus seguidores, a representação dos presépios e a devoção ao Menino Jesus. Cantando e compondo Laudes em honra de Deus e da Virgem, associou a prece ao canto e à expressão teatral.
Através dos tempos, uma infinidade de canções e danças nos contam e recontam o nascimento de Cristo, anunciam a Estrela de Belém, citam o Presépio, os animais do estábulo, os pastores, a visita dos Reis Magos e dos Anjos que cantam: “Paz na Terra”.

Programa :

 Polorum Regina – Anônimo séc. XIV
Saltarello – Anônimo séc. XIV
Da Ciel venne – Anônimo séc. XIV
Cuncti simus concanentes – Anônimo séc. XIV
Verbum Caro – Anônimo séc. XIII
O Virgo – Anônimo séc. XIV
Loar devemos a Virgem – Afonso X séc. XIII
Verbum Patris – Anônimo séc. XIII
Imperayritz – Anônimo séc. XIV
Madre de Deus – Afonso X séc. XIII
Pois que dos Reis – Afonso X séc. XIII

Fazem parte do conjunto Música Antiga :

Leandro Mendes
Lenora Pinto Mendes
Mario Orlando
Márcio Paes Selles
Virgínia Van der Linden

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>