Museu da Imprensa Brasileira - Guia de Niterói
Categorias

Museu da Imprensa Brasileira

Museu da Imprensa Brasileira

O Museu da Imprensa Brasileira, situado em região central de Niteroi, cidade vizinha do Rio de Janeiro, do outro lado da Baía de Guanabara, possui um interessante acervo com exemplares de jornais de todo o Brasil e exposição permanente de equipamentos de imprensa e redação.

 Criado em de 2002, através de um convênio entre a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e o Centro de Pesquisa e Preservação da Memória da Imprensa Brasileira, o museu dedica-se a atividades culturais relacionadas ao tema, além de guardar, conservar e expor equipamentos de imprensa e redação. O acervo exposto abrange tanto máquinas do século XX quanto de períodos mais antigos, incluindo uma réplica da prensa de Gutemberg, inventada no século XV. Uma das áreas mais interessantes é a réplica de uma antiga sala de redação de jornal diário, reconstituída no museu.
O Acervo e Equipamentos Expostos

O acervo exposto abrange tanto equipamentos do século 20 como também de tempos remotos, incluindo uma réplica da prensa de Gutemberg, inventada no século 15.
Grandes máquinas, típicas de determinadas época e eras da imprensa podem ser vistas no local, percebendo assim as mudanças de métodos produtivos acompanhando as novas tecnologias. Alguns painéis também falam da história da imprensa Brasileira como também da evolução das máquinas e equipamentos em todo o mundo.

Serviço

Endereço: Rua Marquês de Olinda 29, Centro, Niterói – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2717-4141
Horário de Funcionamento:
De seg a sex, das 10 às 17h

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>