Centro Cultural Abrigo dos Bondes - Guia de Niterói
Categorias

Centro Cultural Abrigo dos Bondes

O Centro Cultural Abrigo dos Bondes – Espaço Antônio Callado é um centro cultural em Niteroi, instalado num antigo abrigo de bondes. O nome duplo, além de fazer referência à história do imóvel, homenageia o escritor niteroiense Antônio Calado. O Abrigo dos Bondes fica no Centro, na Rua Marquês de Paraná, 100, esquina com a Rua Marechal Deodoro.

O edifício foi construído em 1906 para abrigar a usina e as oficinas de reparos dos bondes da cidade de Niterói, que, no ano anterior, tiveram seu sistema de tração animal convertido em elétrico1 .

Na década de 1960, a introdução dos trólebus nas ruas da cidade e a criação da Serve (Serviço de Transporte Coletivo do Estado do Rio de Janeiro), mais tarde transformada em CTC-RJ (Companhia de Transportes Coletivos do Rio de Janeiro), marcou o fim dos bondes. Com isso, teve início a decadência do prédio, que passou a funcionar como garagem de trólebus e depois de ônibus.

Na década de 1990 a CTC-RJ havia sido extinta e o antigo abrigo dos bondes estava abandonado. Em 1992, a Prefeitura de Niterói e a Secretaria Extraordinária para o Programa Especial de Educação do Rio de Janeiro, comandada por Darcy Ribeiro, elaboraram um projeto para instalar no local um Centro de Educação Ecológica. No entanto, a ideia não saiu do pape.

Mesmo assim, devido ao seu valor histórico e arquitetônico para a cidade, a Prefeitura de Niterói tombou provisoriamente o imóvel em 7 de abril de 1993. Mais tarde, um acordo entre a Prefeitura e uma rede de supermercados permitiu a criação do Centro Cultural Abrigo dos Bondes, inaugurado em 10 de junho de 2009. A empresa revitalizou o prédio, onde foi autorizada a instalar uma de suas lojas

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>