Categorias

CIDADE Mais praias da Região Oceânica passam a ter o sistema rotativo de vagas

praiasO sistema rotativo de estacionamento implantado há dois meses em Camboinhas foi estendido a orla de Itaipu, na Região Oceânica. A ação, que começou no último sábado (16/01), disponibiliza 450 vagas sempre nos fins de semana e feriados, das 8 às 18 horas, com preço único de R$ 5,00. A Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (SUTEN) será responsável pelo gerenciamento do serviço.

“O sistema vai ser operado de forma idêntica ao de Camboinhas, onde vem funcionando muito bem. Além de melhorar a mobilidade, o rotativo também ajuda no ordenamento urbano, coibindo a atuação de guardadores irregulares. Todos os funcionários são sindicalizados e supervisionados pela Suten, de acordo com as normas do Decreto 11575/14”, explicou a secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa.

De acordo com Dayse, serão disponibilizadas 45 vagas para moradores, pescadores e comerciantes locais. Todos eles estão sendo cadastrados e receberão identificação para estacionar de graça. Aqueles que ainda não tiveram seu cadastro realizado devem entrar em contato com a Administração Regional da Região Oceânica através dos telefones 2609-6580 e 2609-7575.

Rotativo nas praias

A partir das próximas semanas, o sistema funcionará, também, na orla de Piratininga, em ambos os sentidos da praia, com exceção dos seis quarteirões destinados ao Rolerzão, que é uma iniciativa da Neltur, NitTrans, Administração da Região Oceânica e Secretaria de Esporte e Lazer. Nos dias de Rolerzão, os quarteirões são fechado para práticas esportivas com skates, patins, bicicletas, dentre outros. No local serão oferecidas 1.200 vagas.

“Acho de suma importância à implementação do ordenamento em todas as praias da Região Oceânica. Em Itaipu será o segundo passo desse processo, que tem como meta organizar os estacionamentos, evitar o abuso de flanelinhas, que muitas das vezes indicam locais proibidos para os frequentadores das praias. As pessoas voltam e o carro foi rebocado. O preço será de R$ 5 durante todo o dia, muito menor do que as taxas abusivas determinadas pelos guardadores irregulares. O ordenamento vai auxiliar, também, no trabalho de comerciantes e pescadores da região, facilitando o transporte das mercadorias, sem obstrução de outros carros. Acho que a  região, a comunidade e os frequentadores das praias só tem a ganhar com isso”, disse Carlos Roberto Boechat, administrador regional da Região Oceânica.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>