Categorias

TEATRO “Histórias de uma Margarida” chega ao Teatro da UFF em setembro, para encantar crianças e adultos


Estreia do Espetáculo ‘Histórias de uma Margarida’ coincide com o início da primavera

Após temporadas bem-sucedidas em teatros pelo Rio, o espetáculo infantil Histórias de uma Margarida, idealizado e encenado pela atriz e autora Mariana Dias, estreia no dia 22 de setembro, no Teatro da UFF, em Icaraí, coincidindo com o dia exato do início da Primavera, a estação das flores, em 2018. A curtíssima temporada terá apenas quatro sessões, sábados e domingos, às 16h, até o dia 30 de setembro.

O espetáculo nos apresenta um jardineiro que sonhava com um jardim cheio de borboletas, mas que estava triste porque não tinha nenhuma flor no seu jardim. Logo, não tinha borboletas. Um dia, ele recebe, num sonho, o conselho de um sábio: conversar com a natureza. Desde então procura o sol, a chuva e a terra até encontrar a resposta para seu sonho. Quem nos conta essa essa história é Margarida, personagem interpretada por Mariana Dias, a partir de uma saia cheia de bolsos onde carrega objetos lúdicos que estimulam a imaginação.

A obra encena O Jardineiro e a Flor, e também faz referências ao conto árabe Alfaiate desatento e à fábula A formiga e a neve, transmitindo para o público uma mensagem de persistência, resistência e luta. “Procuramos mostrar que a disciplina e o trabalho são muito importantes para alcançarmos nossos objetivos”, explica Mariana.

Para Mariana Dias personagem é um reencontro com sua própria história

Autora e atriz, Mariana Dias é formada em letras pela PUC-Rio e em Artes Cênicas pela CAL. Foi integrante do MASSA, grupo de teatro nos espetáculos ‘Capivara na luz trava’ e o infantil ‘Lendas da América Latina’, o qual assina a dramaturgia e fez parte do projeto Plateias Hospitalares – Doutores da Alegria. Escreveu roteiros para o programa Um Pé de Quê?, apresentado por Regina Casé (Canal Futura), além de ser autora do livro de poesias Toda Feita com as Mãos (Editora Multifoco).

Mariana também revela que a personagem Margarida nasceu do reencontro com sua própria história: “Quando meu filho nasceu, reencontrei lembranças da minha infância e a contação de histórias, prática que já me fascinava desde quando cursei a faculdade de Letras, me ajudou a ressignificar muitas memórias”.

Dirigido por Fernando Nicolau, o espetáculo traz objetos cênicos criados por Bruno Dante e tem a direção musical e canções assinadas por Claudio Lyra. O cenário monocromático, todo na cor verde, é uma forma de reverenciar a natureza. A saia, desenhada por Luiza Fardin, tem 17 bolsos e o chapéu, criado por Bruno, tem forma gotejante, inspirada na obra do artista plástico Ernesto Neto.

Serviço:
Histórias de uma Margarida
Data: De 22 a 30 de setembro de 2018, sábados e domingos
Horário: 16h
Local: Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Duração: 45 minutos.
Recomendação etária: Livre

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>