Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Fim do verão: bons índices de balneabilidade em Niterói

Faltando alguns dias para o fim da estação mais quente do ano, os moradores de Niterói estão tendo o segundo melhor verão dos últimos cinco anos na cidade. De acordo com um levantamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no ano passado, as praias do município alcançaram o melhor índice de balneabilidade desde 2013. Locais que antes eram considerados impróprios para banho estiveram próprios em mais de 70% do total de dias de 2017. Em fevereiro de 2018, 61% dos boletins foram próprios para banho nas praias de Niterói. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

Dados estatísticos divulgados pelo Inea apontam que, de janeiro a dezembro de 2017, as praias de São Francisco, Charitas, Jururuba e Adão e Eva estiveram próprias para banho em 70,4% do total de dias em que foram recolhidas as amostras. Em janeiro de 2018, 44% dos boletins foram próprios para banho nas praias da cidade Em fevereiro, o percentual subiu para 61%.

Apesar de levantamento apontar melhorias na qualidade da água, as opiniões se dividem quanto ao banho nas praias banhadas pelas águas da Baía de Guanabara. “Eu tenho medo. Prefiro não arriscar a correr o risco de pegar alguma doença de pele. Vejo muito lixo na água. Ela tem uma coloração escura, a areia é poluída, prefiro evitar. Geralmente quando quero ir à praia, vou a Camboinhas ou Itacoatiara”, diz um morador.

Programa Enseada Limpa

Um programa criado pela prefeitura prevê uma série de iniciativas para tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída. Para o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa, a despoluição da baía é um sonho possível.

“Os excelentes resultados que se verificam na balneabilidade da Enseada de Jurujuba é a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o Programa Enseada Limpa da Prefeitura de Niterói comprova que ações locais podem trazer avanços significativos”, diz Axel Grael.

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>