FIM DE SEMANA CULTURAL NO MUSEU DO INGÁ - Guia de Niterói
Categorias

EVENTOS FIM DE SEMANA CULTURAL NO MUSEU DO INGÁ

Evento:
Projeto Bandas do Ingá e Histórias de Varanda no Palácio
29 de julho| 10h
Local: estacionamento do museu
Contato da Banda: Ana Cristina Requeijo (Oficial de Comunicação Social)
E-mail: ana.cristina@marinha.mil.br
Contato Histórias de Varanda no Palácio: Cris Pizzotti: 99556- 5177
Entrada franca
Rua Presidente Pedreira 78 – Ingá – Niterói
Maiores informações: 2717-2903
Museu:
Horário de visitação: de quarta a sexta, de 12h às 17h;
Maiores informações: 2717-2903
Entrada franca

FIM DE SEMANA CULTURAL NO MUSEU DO INGÁ

Música e contação de história agitam o sábado no Museu do Ingá.

A programação cultural do último final de semana no Museu do Ingá começa no sábado (29/07) às 10 horas com a contação de Histórias de Varanda no Palácio, com Cris Pizzotti, seguida da apresentação da Banda do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), dentro do projeto Bandas do Ingá, que convida sempre no último sábado do mês diferentes bandas a invadir nosso jardim com música.

A FFE, organização militar responsável por coordenar a área operativa dos Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil, é composta por 28 militares, nas graduações de suboficiais e sargentos, sendo no meio militar considerada uma banda tipo III. A apresentação contará com a participação de 22 músicos e um maestro (mestre da banda), o Suboficial Músico Fuzileiro Naval Genilton Gomes da Silva.

A primeira banda militar brasileira surgiu em 1808 com a chegada da Família Real ao Brasil, denominada mais tarde como Banda dos Fuzileiros Navais. Os músicos além de cumprir com sua função militar sempre tiveram uma grande função social. A atividade musical visa desenvolver respeito, disciplina, organização, cooperação e transmitir valores culturais a fim de transformar cidadãos em admiradores dessa arte. No contexto militar tem a missão de mover tropas, conduzi-las em desfiles e cerimônias.

Neste dia, o Museu do Ingá funcionará das 10 às 14 horas, para que o público presente ao evento possa conhecer as mostras em exposição. O Museu do Ingá é uma unidade administrativa da Fundação de Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), órgão da Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>