Categorias

EVENTOS Festival internacional, Make Music Day fará sua primeira edição no Brasil em Niterói.

Make Music Day

Make Music Day é uma celebração gratuita da música que acontece em todo o mundo no dia 21 de junho.

Tudo começou há 35 anos atrás na França. Em 1982, o Ministério da Cultura da França sonhava com uma ideia para um novo tipo de feriado musical. Eles imaginavam um dia em que a música, gratuita e ao vivo, estaria presente em todos lugares: esquinas de rua e parques, terraços e jardins, em frente de lojas e comércio. E, diferente de um festival de música tradicional, qualquer um e todos seriam convidados a participar e a tocar músicas. O evento aconteceria no solstício de verão do hemisfério norte, dia 21 de junho, e seria chamado Fête De La Musique. (Em francês, o nome significa “festival de música” e “fazer música!”)

Surpreendentemente, esse sonho se tornou realidade. A Fête virou um verdadeiro feriado nacional: a França pára no solstício de verão e os músicos assumem o controle. Quase 8% do país (5 milhões de pessoas) já tocaram um instrumento ou cantaram em público para a Fête De La Musique.

Três décadas depois, o evento se espalhou por todo o mundo e agora é realizado em mais de 800 cidades, em 120 países.

MAKE MUSIC DAY NITERÓI

Devido à sua forte tradição no cenário musical (tendo revelado talentosos artistas) e ao apelo turístico (com paisagens naturais e importantes obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer), Niterói foi escolhida para ser a primeira cidade brasileira a sediar este evento de celebração mundial da música.

No dia 21 de junho de 2018 serão 12 horas, das 10h às 22h, dedicados exclusivamente à música, englobando diferentes gêneros musicais, dando vozes à artistas locais e acontecendo gratuitamente em palcos montados em diversos pontos da cidade.

Para maiores informações:
 www.makemusicday.org/niteroi

 

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>