Categorias

SHOWS De volta a série ‘Show das 4’ no Teatro da UFF


Wanda Sá, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise – A música de Tom e Vinicius


O primeiro espetáculo da série, em 2018, será com Wanda Sá, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, interpretando Tom e Vinicius

A parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes foi iniciada em 1956, quando a dupla se juntou para a realização da trilha sonora do espetáculo musical Orfeu da Conceição. A partir dali, estava iniciada uma das amizades mais frutíferas da música brasileira. Os dois influenciaram gerações de músicos de todas as partes do mundo e compuseram juntos dezenas de canções, que foram interpretadas pelos mais diferentes artistas.

Foram eles, junto com João Gilberto, os alicerces da Bossa Nova que, neste ano, comemora 60 anos de existência, esse movimento musical que nasceu no Rio de Janeiro e levou a música brasileira pelo mundo afora.

O projeto, idealizado pela intérprete Wanda Sá e pela produtora Regina Oreiro, foi criado para comemorar os 60 anos da bossa nova e os 60 anos da parceria Tom e Vinicius. Para a realização desse projeto, Wanda Sá, a principal intérprete feminina e fiel artista da bossa nova, convidou uma das principais referências da música instrumental brasileira, o duo Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, para fazerem parte desse presente para a memória da Bossa Nova.

Wanda Sá tem total intimidade com esse repertório pois, em 50 anos de carreira, sempre teve os compositores como influência na sua história musical.

Como escreveu o crítico Hugo Sukman, curador do Museu da Imagem e do Som do Rio:

“Muita gente, no Brasil e no mundo, faz ou diz ser bossa nova. Mas só Wanda Sá é bossa nova mesmo. Ou melhor, é bossa nova em todas as suas dimensões: fez parte do movimento, tendo lançado clássicos como Inútil paisagem (dado por Tom na ocasião que gravou seu primeiro disco) e Vagamente. Além de ser protagonista da capa mais bossa nova que existe, a do LP Wanda vagamente (1964), no qual caminha pela areia da praia arrastando seu violão, numa incrível imagem-síntese.

Gilson Peranzzetta e Mauro Senise mantêm uma parceria de mais de 20 anos e são tão bossa nova, quanto Wanda Sá. O repertório do show, que gerou um CD, tem arranjos de Gilson Peranzzetta e traz uma nova roupagem para os clássicos: Garota de IpanemaO grande amorEu não existo sem vocêO que tinha de serBrigas nunca maisJanelas abertasSe todos fossem iguais a vocêAmor em pazÉ preciso dizer adeusFrevo de Orfeu Por toda minha vida.

 

Serviço:

Série Show das 4 – Wanda Sá, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise – A música de Tom e Vinicius

Dia: 07 de março de 2018 (quarta), às 16h

Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói

Ingressos – R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia para maiores de 60 anos, professores e servidores da UFF e estudantes)

Classificação etária: Livre

Duração do espetáculo: 80 minutos

 

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>