Categorias

EVENTOS Cine República exibe curtas para lembrar o Dia Internacional da Mulher.

O cineclube Cine República retorna com suas atividades em 2018 na Biblioteca Parque Niterói,  dia 7 de março, quarta-feira, às 15h, com a exibição de dois curtas-metragens, em lembrança ao Dia Internacional da Mulher (que é comemorado no dia 8 de março), e que tratam do aborto e da violência sexual contra a mulher.  Serão exibidos os documentários “Quem São Elas?”, de Debora Diniz, e “Quem Cala Não Consente”, de Aline Fornel e Cintia Kavaguti, e a entrada é gratuita.

Em julho de 2004, a Justiça brasileira autorizou que mulheres grávidas de fetos sem cérebro interrompessem a gestação. Durante quatro meses, dezenas de mulheres foram amparadas por essa decisão e optaram pelo aborto. O documentário “Quem São Elas?”, de Debora Diniz (2006, 20 min, Livre), conta a história de quatro dessas mulheres durante dois anos. Érica, Dulcinéia, Camila e Michelle são mulheres muito diferentes unidas pelo acaso de uma maternidade interrompida. Protagonistas de suas próprias vidas, elas são as narradoras de suas escolhas em um filme que impressiona pela força e resignação diante do luto precoce.

Quem Cala Não Consente”, de Aline Fornel e Cintia Kavaguti (2017, 15 min, 16 anos), mostra casos sobre a violência sexual contra a mulher no ambiente universitário. Estão presentes na narrativa, vítimas, especialistas no assunto, autoridades e acadêmicos. O curta tem a participação de alunas da Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Federal de São Carlos e Universidade de São Paulo (Campus São Carlos). Além de apresentar as definições de assédio sexual, estupro e importunação ofensiva ao pudor, o documentário tem como objetivo mostrar a atitude das instituições em relação às vítimas e aos agressores.

Após a exibição dos curtas, haverá debate sobre aborto e violência sexual contra a mulher com Vera Oliveira, terapeuta ocupacional e psicomotricista especialista em psicossomática, e Ana Teresa Derraik, médica ginecologista e obstetra que atua no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos.

O Cine República é uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital Niterói (NPD), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/Prefeitura de Niterói, e a Biblioteca Parque Niterói. Neste mês temos também a parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM). O cineclube acontece toda primeira quarta-feira de cada mês, às 15h, na sala multiuso da Biblioteca.

A Biblioteca Parque Niterói fica na Praça da República, s/n°, Centro, Niterói. Telefone: 3601-2034.

Serviço:
Cine República
Dia 7 de 
Março
Biblioteca Parque Niterói –  s/n°, Centro, Niterói.
Telefone: 3601-2034.
Entrada Franca

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>