Centro de Artes UFF inaugura três exposições, feira de artes gráficas e show musical juntos - Guia de Niterói
Categorias

FESTAS E SHOWS Centro de Artes UFF inaugura três exposições, feira de artes gráficas e show musical juntos

Durante o lançamento de exposições no dia 7 de março, o Centro de Artes UFF contará com uma novidade. O setor de Artes Visuais do Ceart promoverá, simultaneamente, uma apresentação musical e uma feira de artes gráficas, que acontecerão na área externa do Centro de Artes – a Varanda Cultural. O objetivo é enriquecer ainda mais o evento e integrar diferentes formas de manifestações artísticas.

Às 15h, será aberta a Feira de Artes Gráficas, com nove expositores: Nano Editora, Lari Arantes, Lulu faz arte, Coletivo de Mães Ilustradoras, Na Ponta do Lápis, Vaca Nanica, Zoopress, Fotolab Linaibah e Mara Oliveira. E às 19h, show com Nino Vergal, com participação de Alexandre Sá e Daniela Mattos.

Às 19h, serão inauguradas as três exposições, que estarão abertas à visitação gratuita até 8/4

A Galeria de Arte UFF apresenta a exposição coletiva ‘Lembranças de futuros recentes‘, com 18 obras de sete artistas plásticos cariocas e fluminenses. São pinturas, gravuras, colagem, escultura, vídeo e instalação que têm, por interesse e objetivo maior, discutir as imbricadas relações temporais dentro do cenário brasileiro, atravessado por questões filosóficas, pictóricas, escultóricas e políticas.

Segundo os curadores Alexandre Sá Barreto e Vítor Ramalho, a exposição tem por objetivo construir uma fábula sobre o panorama brasileiro dos últimos tempos. Assim sendo, as obras foram escolhidas pela diversidade de linguagens e adequação à produção contemporânea, nas suas relações com a História da Arte.

Os demais expositores são Luiz Rocha, Tato Teixeira, Victor Monteiro, Amélia Sampaio e Daniela Mattos, além dos curadores /expositores Alexandre Sá e Vitor Ramalho.

O denominador comum a todas as obras é, segundo os curadores, a política e sua poética. “Esperamos, antes de mais nada, que o público consiga se reconhecer nos trabalhos. A exposição foi pensada como um conjunto de reflexões para o espectador, diante dos últimos acontecimentos políticos no país”.

As referências que norteiam a exposição são as diversas relações entre períodos distintos da História da Arte, aliados a questões políticas e à diversidade de linguagens.

A entrada é gratuita e a visitação, de domingo a sexta, é das 10h às 22h e, aos sábados, das 13h às 22h.

O Espaço UFF de Fotografia Duque Estrada exibe duas mostras a partir de 7/3 até 8/4

Janelas da Alma, produzida por Dhéia Ferrari, é um ensaio fotográfico artístico composto por 10 imagens da mesma janela, porém capturadas sob várias perspectivas, com o efeito ‘borrado’, resultando em imagens abstratas de carácter contemporâneo. Segundo a artista, as diferentes perspectivas da mesma janela representam os vários estados subjetivos do observador ao apreciar o mundo objetivo à sua volta. Assim, o ensaio sugere que, ao interpretar a realidade, o observador enxerga muito mais o que reflete a sua alma do que o “mundo propriamente dito”.

A mostra Drommer om Skov, de Samy Sfoggia, apresenta uma série de nove obras, nas quais técnicas e materiais foram alternados e justapostos. O processo de trabalho incluiu a prática diária em laboratório fotográfico até o ato de costurar e desenhar as fotografias. Nesse conjunto de obras, a artista insere sua própria imagem distorcida em ambientes oníricos.

A entrada é gratuita e a visitação, de domingo a sexta, é das 10h às 22h e, aos sábados, das 13h às 22h.

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>