Categorias

Centro de Controle Populacional de Animais comemora 1 ano e mais de 2.000 castrações!

Após a inauguração em 2017 do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, mais de 2 mil animais já foram castrados e mais de 100 colônias de felinos já foram adequadas. Niterói vem se tornando, cada dia mais, referência no país com as ações da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais (CEDA).

Segundo Marcelo Pereira, Coordenador dos Direitos dos Animais, a política de capturar, esterilizar e devolver (CED) os felinos às colônias é feita com sucesso em diversos países. Em Niterói, todas as colônias estão sendo controladas, incluindo as maiores como as do Horto do Fonseca e a do Cemitério de Charitas.

Segundo Marcelo, muitas pessoas não entendem o motivo dos gatos serem devolvidos às colônias, mas ele argumenta que, se removerem uma colônia 100%, cria-se um vácuo, e uma nova colônia se formará. Já quando todas as colônias são castradas, elas se controlam, e não há riscos de proliferação populacional nem de zoonoses no local. “Hoje, gatos são vítimas de uma doença que é transmitida para pessoas também, a esporotricose. Eles não são vilões, como muitas pessoas pensam, já que a doença está no meio ambiente e vai continuar mesmo se acabarem com todos os gatos”, explica Marcelo.

No procedimento de controle de colônias, após a esterelização, os gatos adultos são devolvidos às colônias, sendo assim, os filhotes, na media do possível, são destinados à adoção na feira ADOTAR É O BICHO, que é realizada todos os meses sempre no 2º e último Domingo de cada mês, no horário das 10h as 14h no Campo de São Bento em Icarai / Niteroi – RJ.

“Os animais encaminhados pelo CCPAD para adoção têm um microchip de identificação. A meta é, até o ano que vem, implantarmos o microchip em todos os animais que forem castrados por nós”, explica Marcelo Pereira.

Inscrições para castração de cães e gatos

O CCPAD abre inscrições para castrações gratuitas, a partir de terça, 17/07, em sua sede, na Travessa Luiz de Matos 105, Fonseca. Serão distribuídas 500 senhas, a partir de 8h. Os donos do animais devem ser moradores de Niterói, e devem levar documento de identidade e comprovante de residência (original e cópia atualizados), para agendar dia e hora das cirurgias. CHEGUEM CEDO!

Acompanhe o CCPAD no instagramwww.instagram.com/ccpad.nit/

Saiba mais sobre a feira ‘Adotar é o Bicho’ em www.adotareobicho.com.br

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>