Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Campo de São Bento recebe prêmio do governo da Bélgica

Niterói recebeu uma homenagem do governo da Bélgica pela preservação do Campo de São Bento, projeto do arquiteto belga Arsênio Puttemans. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu o prêmio para o patrimônio belga no exterior do cônsul geral do país, Jean-Paul Charlier, no último dia 10, no gabinete. O secretário Executivo, Axel Grael, também participou do encontro.

“O Campo de São Bento é um dos principais espaços públicos de convivência dos niteroienses, das crianças aos idosos, de todas as regiões da cidade. É o parque público mais visitado da cidade, um dos espaços mais bucólicos e agradáveis e tem um simbolismo muito importante para Niterói. O Campo mantém as características originais, representando uma das presenças mais marcantes da cultura e da migração belga para o Brasil”, explica o Rodrigo Neves.

O parque, que completa 110 anos em 2018, recebeu novos investimentos para melhorar ainda mais sua conservação. A Prefeitura também está elaborando, junto com o governo da Bélgica, uma programação especial, com a duração de uma semana, para comemorar o aniversário do local.

“Estou muito feliz de estar recebendo esse prêmio. Niterói vem atraindo investimentos importantes em várias frentes e esse relacionamento cultural com o governo belga pode se desdobrar também em relações econômicas”, completa o prefeito.

O cônsul geral da Bélgica no Brasil, Jean-Paul Charlier, explica que a homenagem é concedida pelo Serviço Público Federal de Relações Exteriores, Comércio Exterior e Cooperação e Desenvolvimento do Reino da Bélgica e pela Fundação Rei Balduíno.

“É um prazer entregar esse reconhecimento para Niterói. O Campo de São Bento é um lugar idílico e familiar, quase encantado, e mantém o desenho e muitas características originais do projeto. O prêmio quer valorizar o que os cidadãos belgas realizaram no exterior e destacar as raízes do patrimônio e as relações culturais entre os países”, afirma Jean-Paul.

Comments ( 3 )

  • josé silva

    Prêmio comprado com certeza… o campo de são bento nos últimos 4 anos já perdeu 30% de sua vegetação, palavra de quem mora do lado!!!
    Temos que começar a oprimir todos os envolvidos nessa mamata municipal até eles fazerem algo concreto!!!

  • Carlos Artur Teixeira

    O Campo de São Bento não está sendo mantido com a matéria fala.
    A vvegetação está sendo retirada para eventos gastronômicos neste local, o wue não poderia acontecer, pois, o som e a luz interfere na fauna existente.
    Este local de vegetação da mata atlântica e para crianças e não para a venda de bebidas alcoólicas como a prefeitura está deixando acontecer.
    Se não for tomada uma atitude rápida, vamos perder este espaço como área verde da cidade.

  • […] post Campo de São Bento recebe prêmio do governo da Bélgica apareceu primeiro em Guia de […]

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>