Categorias

É O BICHO Campanha de adoção “ADOTAR É O BICHO! ” completa 6 anos de muito amor pelos animais de Niterói.

A adoção de animais é um ato de amor que ajuda cães e gatos que estão sem um lar para viver, dormindo em qualquer lugar, comendo o que encontram, sofrendo maus-tratos daqueles que não querem que eles fucem seus lixos ou que durmam em seu quintal.

Neste domingo, 11/03, a campanha “Adotar é o Bicho!” Completa seis anos de criação. Ao longo desse período mais de 100 edições foram realizadas em vários bairros de Niterói: Icaraí, São Francisco, Ingá, Charitas, Piratininga e Fonseca.

Ao todo mais de mil e duzentas adoções de animais entre cães e gatos foram realizadas nos seis anos da campanha. Os animais são recolhidos em Niterói e são tratados por protetores independentes até o momento da adoção na campanha, esses animais são castrados, vacinados e vermífugados antes de irem para a adoção.

A campanha além da adoção também leva a questão da educação em relação aos animais, todas edições da campanha são distribuídos folders e cartilhas sobre proteção animal, além da campanha contar com voluntários da faculdade de medicina veterinária da UFF, esses alunos ajudam no momento da adoção com dicas de cuidados.

“Estou muito feliz de ver o que idealizei estar dando certo e, principalmente, ver nossos animais ganhando novos lares. Isso é muito gratificante”, comemora o coordenador da campanha, Marcelo Pereira.

A campanha de adoção “Adotar é o Bicho!” sempre teve um propósito de ser mais que uma feira de adoção e sim uma campanha aonde adoção e conscientização caminham juntas para ajudar animais abandonados, a campanha sempre procurou inovar em suas atividades.

Em 2016, a campanha começou a implantar microchip nos animais adotados com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, o microchip é um microcircuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele do cão ou do gato. Ele contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas, permitindo a identificação do animal. O uso de microchip para cães e gatos já é obrigatório em muitos lugares do mundo.

“Com a microchipagem iremos conseguir coibir o abandono ou mesmo o sumiço dos animais adotados. A microchipagem foi um enorme passo na nossa política pública de combate ao abandono de animais na cidade”, acrescentou a médica veterinária Dra Fernanda Campista, responsável pela campanha.

Quando decidimos adotar um animal, seja ele um cão ou um gato, nossa vida muda completamente. A gratidão desses peludos conosco será eterna, para eles, nós caímos do céu. Você não irá encontrar ninguém no mundo que seja mais fiel a você do que um animal adotado.

Para adotar é preciso ser maior de 18 anos e estar portando carteira de identidade e comprovante de residência. A pessoa será entrevistada e assinará um termo de adoção.

A campanha é realizada todo segundo e último domingo de cada mês no Campo de São Bento em Icaraí. No horário das 10h às 14h.

Conheça mais sobre a campanha no site www.adotareobicho.com.br

————————————————————————-

Por: Marcelo Pereira da Costadpa.meioambiente@gmail.com
Diretor de proteção animal – Secretaria de Meio Ambiente / Niterói-RJ

Comments ( 3 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>