Categorias

EVENTOS Biblioteca Parque de Niterói recebe a Semana Abdias do Nascimento

A “Semana Abdias do Nascimento” tem como objetivo a conscientização das questões raciais e a valorização da produção intelectual negra apresentados por meio dos mecanismos de Educação e Cultura. O evento acontece na Biblioteca Parque de Niterói, no dia 4 de agosto e do dia 7 a 11 de agosto, em diversos horários. A Semana contará com palestras, debates, oficinas, exibição de filmes, sarau e contação de história.

No dia 8 de agosto, quarta-feira, das 16h30 às 18h30, haverá a exibição dos filmes “Exu Rei – Abdias do Nascimento”, de Barbara Vento, e “Rainha”, de Sabrina Fidalgo, e cuja curadoria é do Núcleo de Cinema e Educação de Niterói/Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi), órgão ligado a Subsecretaria de Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. A entrada, como todos os eventos da Semana Abdias Nascimento, é gratuita.

Exu Rei – Abdias do Nascimento (2017, 21 min, 10 anos):

Divindade africana que aportou no Brasil junto aos negros, Exu é conhecido como o orixá da comunicação, guardião das ruas e do comportamento humano. O curta metragem de não-ficção “Exu Rei – Abdias do Nascimento”, de Barbara Vento, dialoga com a influência desse arquétipo pela cultura negra a e sua assimilação pela arte brasileira. Em seu subtexto, o filme homenageia um de nossos grandes ativistas da causa negra – o ator, poeta, dramaturgo e político – Abdias do Nascimento. O posicionamento do documentário procura incorporar o espírito de luta, expressivo e inquieto de Abdias: elo onipresente entre personagens, imagens e sons do filme. Com Zózimo Bulbul, Mãe Meninazinha de Oxum, Léa Garcia e Grupo Tá na Rua, entre outros.

https://www.facebook.com/Exu-Rei-Abdias-do-Nascimento-340477756388265/

Rainha (2016, 30 min, 10 anos):

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha da bateira da escola de samba de sua comunidade, todavia ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas… O média-metragem de ficção de Sabrina Fidalgo conta no elenco com Ana Flavia Cavalcanti, Marília Coelho, Bianca Joy Porte, Jerry Gilli, entre outros.O filme ganhou os prêmios de: Melhor Filme pelo Júri Popular (Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro CURTA CINEMA / RJ), Melhor Atriz, Melhor Ator Co-adjuvante, Melhor Som e Melhor Figurino (Festival Ver e Fazer Filmes / MG), Melhor Filme de Média-Metragem (8º Civifilmes – Festival de Cinema Independente do Colégio Civitatis / SP), Melhor Atriz (6º Festival de Cinema de Pinhais / PR), Melhor Filme de Média-metragem (Festival de Cinema de Jaguará do Sul / SC).

https://www.facebook.com/rainhafilme

Ao final das exibições acontecerá um bate papo com os alunos militantes da UERJ Tatiara Souza e Luan Luiz Luiz junto a Porfª Aline Buomono.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/268036690460650

SERVIÇO
Semana Abdias do Nascimento
Datas:
4 e de 7 a 11 de agosto
Local:
Biblioteca Parque de Niterói – Praça da República, S/N – Centro, Niterói – RJ
Evento Gratuito

Comments ( 2 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>