ADOÇÃO DE ANIMAIS - Um ato de amor - Guia de Niterói
Categorias

É O BICHO ADOÇÃO DE ANIMAIS – Um ato de amor

Todos nós sabemos que os animais são companheiros dos seres humanos. Eles nos oferecem companhia a toda hora e quase nunca exigem alguma coisa em troca.

Nas grandes cidades existe um grave problema na relação com esses bichinhos que é o abandono e os maus tratos. Muitos desses animais acabam nas ruas ou em abrigos, que estão cada vez mais lotados e, se não encontram um dono, morrem em menos de um ano, vítimas de doenças, atropelamentos ou até mesmo da maldade humana.

Vale a pena lembrar que cães e gatos abandonados normalmente não estão nos abrigos ou nas ruas porque têm algum problema comportamental ou de saúde. A maioria dos casos de abandono é por irresponsabilidade dos antigos donos, que compraram ou pegaram um bichinho sem pensar nas consequências disso, sem estar completamente cientes da responsabilidade que é ter um animal de estimação e, quando as coisas não deram muito certo, acabaram por deixar os animais nas ruas, de onde, se tiverem sorte, vão para abrigos ou para casa de protetores de animais.

Outro problema sério é quando os proprietários não castram seus animais de estimação e acabam aumentando ainda mais o número de animais abandonados (caso das caixas cheias de filhotes na porta das clínicas e praças públicas – isso é muito mais comum do que se imagina).

Atualmente, muitos grupos, organizações e governos possuem um trabalho de conscientização da população para adoção desses animais indefesos e da importância que esse ato tem na vida dos animais e de seus donos.

Adotar é um ato de amor, assim como uma criança, um animal de estimação também precisa brincar, precisa de carinho, atenção e cuidados. Podemos ver em seus olhos a carinha de alegria depois de bem cuidados. A adoção traz felicidade para ambas as partes. Animais adotados demonstram uma gratidão imensa pelas pessoas que os cuidam. Com cuidados, disciplina e carinho, é raríssimo ver um vira-lata, por exemplo, bravo ou com problemas de agressividade e dificilmente eles tentarão desafiar a liderança do dono, o que torna a convivência com eles ainda mais amigável e divertida.

Sem falar que amor é amor em qualquer circunstância, independentemente se o pêlo é longo ou curto, se é bege, preto ou marrom, se a orelha é caída ou em pé. Seu cachorro vai abanar o rabo enlouquecidamente quando você chegar em casa, vai amá-lo e protegê-lo sempre, seu gato será motivo de muita alegria e risadas, seja ele vira-lata ou não.

O animal pode ficar muitos anos com você. Ele requer tempo, atenção e gera despesas com alimentação, saúde, higiene e lazer. Isso deve ser levado em consideração na hora de adotar.

Quando você decidir ter um animal de estimação pense na possibilidade de adotar. Pense em como você se sentirá bem sabendo que deu um lar a um cão ou gato que, sem você, estaria pelas ruas, sem alimento, sem cuidado, sem carinho, correndo vários riscos, tanto em termos de saúde, quanto ficando exposto a crueldades de pessoas que machucam animais sem dono apenas pelo prazer de ver um ser vivo sentir dor (se é que podemos chamar a isso de “prazer”).

Essa relação com os animais é uma das poucas que ainda representam a ligação do homem moderno com a natureza, mas não podemos deixar de lado a nossa responsabilidade.

COMO ADOTAR?

Para adotar um animal você tem que ter mais de 21 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente assinar um termo se comprometendo a cuidar do animalzinho. Você pode adotar um animal em diversas campanhas de adoção espalhadas por todas as cidades do país, todo final de semana em algum lugar acontece uma dessas campanhas, existem petshops e clinicas veterinárias que possuem animais para adoção, além de diversas ONGS´s de proteção aos animais. Em Niterói, todos os domingos campanhas de adoção são realizadas no Campo de São Bento em Icaraí, sempre no período da manhã, informações para adoção no site www.adotareobicho.com.br.

————————————————————————-

Por: Marcelo Pereira da Costadpa.meioambiente@gmail.com
Diretor de proteção animal – Secretaria de Meio Ambiente / Niterói-RJ

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>